Menu

Pesquisar

Opinião

Menu

Pesquisar

Opinião

  • Professor e escritor

    Professor Borto

Professor e escritor

Professor Borto

  • ...[Leia mais]

HomeColunistasProfessor BortoColuna

69 Visualizações

Política

19/08/2022 às 17:27 - Professor Borto - Opinião Liberal

Os Otários e as Rameiras!

  • 123 123

#PensarNaoDoi

 

 

“Os Otários e as Rameiras! ”

 

 

“.... Muito prazer me chamam de otário,

por amor às causas perdidas...! ”

 

Engenheiros do Hawai

 

 

 

Ultimamente, como uma espécie de “mea culpa”, os brasileses andam autodenominando-se “otários”!

Eis algo que somente na amada Língua Portuguesa Brasilesa existe: Duas conceituações gramaticais juntas, sim pois é um adjetivo e ao mesmo tempo um substantivo. Masculino por principio, pois se deriva da ação do... Aqui sem preconceito, mas deixamos o gênero feminino de fora.

E para otário diz-se de ou indivíduo ingênuo, tolo, inexperiente.

Este exame de consciência dos brasileses “com cérebro”, diga-se de passagem, é referente às últimas décadas da política e as politicagens, dos politiqueiros, dos Poderes da República, repassando a todos os governadores de estado e a grande maioria dos mais de 5472 prefeitos, existentes.

Tudo isso por percebermos, logo após cada eleição, exatamente à que vieram tais criaturas em busca do poder e de riquezas pessoais, é claro. E, claríssimo, à custa do Estado: ou seja, de nós, o Povo.

Foca é um nome genérico que abrange qualquer bicho com cara e jeitão de foca (lobo-marinho, leão-marinho, urso-marinho, um vizinho gordo e bigodudo e outros).

Mas, não se deixe enganar, existem duas grandes espécies de focas: as verdadeiras, sem pavilhões auditivos externos, e as falsas, sem pedigree, que, por terem pavilhões auditivos visíveis, são chamadas de otárias, do grego otós, orelha (dai otite,otorrino, etc,) O nome (octaria byrona) foi dado pelo naturalista francês François Perón (1713-1810), aproveitando o grego otarion, orelhinha.

A otária é pesadona e lenta. E tem uma caraterística que lhe confere especial destaque no mundo animal: uma burrice impressionante.

O animal é muito encontrado no Atlântico sul. Assim, otário foi incorporado ao lunfardo (gíria da ralé de Buenos Aires e arredores) Dai veio parar no Brasil, popularizada ainda pelo tango Se acabalon los otários, de 1926.

Mas, em epigrafe, denominei a nós, os otários e as rameiras.

Bem esta é endereçada, principalmente, ao Congresso Nacional, lugar lotado delas.

Rameira vem de Ramo mais a terminação Eira, que designa quem exerce uma atividade (como em costureira, cabelereira, pedreiro e assim por diante) – por isso não somos brasileiros, pois não temos atividade com PAU-BRASIL e sim brasileses nosso gentílico correto. Mas, (Mas, termo mais utilizado pela mídia tradicional, atualmente) como bons “otários” continuamos o que as rameiras determinam.

No século XV, em Portugal, quando uma taberna queria anuncia à sua distinta clientela que no seu interior se encontravam mulheres prestadoras de serviços sexuais remunerados, penduravam ramos de árvore, do lado de fora da porta, à vista da freguesia.

Ramos de Arvore? Claro. Poderiam pendurar outra coisa, algo mais representativo do negocio anunciado. O problema era como fazer isso sem cair em grosseria. Mas os ramos ficaram, fizeram-se signos e deram conta do recado. Era uma época de inocências, em que taberneiros e beberrões tinha seus códigos e se entendiam. Não aceitaram nem mesmo a singela sugestão de substituir os ramos por trepadeiras.

As semelhanças com o que é feito de “negociatas” entre corruptos e corruptores em Brasília e outros “lugares”, esta exatamente proporcional aos taberneiros e aos beberrões de poder, em busca das “rameiras” que lhe proporcionam, nestes casos, ambos os prazeres.

Para nosso desprazer, é claro.

Pensar não dói.  Já ser otário de rameira...

 

 

 

 

 

 

Leituras & Pensamentos da Madrugada

Fontes:

Guimaraes, Ruth. Dicionário de mitologia grega,

São Paulo, Cultrix, 1982,

Nascentes, Antenor. Dicionário etimológico

resumido. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1966

José Carlos Bortoloti

Colunista do Opinião Liberal

Veja também

Política

Meu caro esquerdista, digo, pseudoesquerdista, agora o papo é com você!

26/07/2022 às 12:14

Alexandre Siqueira - Opinião Liberal

Política

LULA NO JN, UM TEATRO PARA ENGANAR INCAUTOS E ALIENADOS

27/08/2022 às 00:26

José Aparecido Ribeiro - Blog Conexão Minas

Saúde

INACREDITÁVEL: A comemoração do dia do médico está proibida

18/10/2022 às 14:09

Médicos Pela Vida - Redação

© Opinião Liberal 2022 • Todos os direitos reservados

  • © Opinião Liberal 2022 • Todos os direitos reservados.